Logo do CRFB Logo do Museu do Futebol
Fechar

Interface 2D

Ao entrar na interface 2D, aparecerão na tela as figuras correspondentes às instituições, personalidades, eventos e acervos catalogadas no Banco de Dados.
Elas estão organizadas em ordem cronológica.

Em Instituições, você encontrará: clubes, times, federações, estádios e outras instituições relacionadas ao futebol e à preservação de sua memória.

Em Personalidades, você encontrará: jogadores, dirigentes, árbitros e outras pessoas que foram entrevistadas ou retratadas pelo Museu do Futebol em suas pesquisas.

Em Eventos, você encontrará: campeonatos, torneios e copas, além de eventos do Museu do Futebol, como as exposições.

Em Acervo, você encontrará: referências sobre o acervo do Museu do Futebol e de terceiros.

1. Navegar pela interface 2D

  • Ao entrar na interface 2D, aparecerão na tela as figuras correspondentes às Instituições, Pessoas, Eventos e Acervo. Elas estão organizadas em ordem cronológica.
  • Existem dois modos de visualizar as figuras:
       Neste modo, ao passar o mouse sobre uma das figuras, esta virará 180 graus de modo a mostrar o conteúdo do verso.
      Neste modo, aparecerá ao lado das figuras um resumo com algumas informações, correspondente ao que, no modo acima, estaria no verso.
  • Para filtrar quais figuras aparecerão, escolha um dos grupos (Instituições, Personalidades, Eventos ou Acervo) e clique no link "Filtrar", para escolher uma categoria dentro do grupo. Ao clicar no grupo, aparecerão na tela o conjunto correspondente à categoria escolhida.

2. Navegando pelos verbetes

  • Clique uma figura para ver seu conteúdo.
  • Ao dar esse clique, aparecerá uma faixa na parte inferior na tela, contendo dados gerais. Clique em "Mais Informações" para acessar o verbete completo.
  • Na tela "Mais Informações", é possível clicar em conjuntos de verbetes relacionados. Para isso, siga as setas.
  • Ao clicar em uma figura do grupo de Instituições, Personalidades, Eventos ou Acervo, a tela será modificada para mostrar o conteúdo da figura que recebeu o clique.
  • Para esconder a tela "Mais Informações", clique em Voltar.
  • Para fechar uma tela, clique no . Ao dar este clique, a figura desaparecerá e a tela inicial da interface 2D voltará a aparecer.

3. Pesquisar conteúdos

Para realizar uma pesquisa dentro do universo da interface 2D:

  • Clique no título Instituições, Personalidades, Eventos ou Acervo, na parte superior da tela, para escolher um grupo para navegar, definindo que tipo de figuras aparecerá na tela.
  • Ou, digite a informação procurada na caixa de pesquisa localizada à esquerda da tela.
  • É possível definir os tipos de itens onde a pesquisa será realizada e também decidir se a pesquisa abrangerá apenas os títulos ou todo o texto dos itens.

4. Acessar as funções do menu

Clique para abrir o formulário de pesquisa. Em seguida digite o texto e tecle "Enter".
Desabilita todos os filtros e retorna à situação inicial.
Estereoscopia: disponível apenas na interface 3D.
Acessa a interface 3D. Não estará disponível caso o seu navegador da Internet não tenha suporte a HTML5 e WebGL.
Clique para retornar à interface 2D.

Interface 3D

Para usar a interface 3D, o seu navegador da Internet deve ter suporte a HTML5 e WebGL, disponíveis nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.

Ao entrar na interface 3D, aparecerão na tela as figuras correspondentes às Instituições, Personalidades e Eventos catalogadas no Banco de Dados. Elas estão organizadas em ordem cronológica, formando um túnel.

No universo das Instituições, você encontrará: clubes, times, federações, estádios e outras instituições relacionadas ao futebol e à preservação de sua memória.

No universo das Personalidades, você encontrará: jogadores, dirigentes, árbitros e outras pessoas que foram entrevistadas ou retratadas pelo Museu do Futebol em suas pesquisas.

No universo dos Eventos, você encontrará: campeonatos, torneios e copas, além de eventos do Museu do Futebol, como as exposições.

1. Navegar pela interface

  • Primeiro, escolha um universo para navegar: Instituições, Personalidades ou Eventos. Para isso, clique em uma dessas três opções na parte superior da tela. Após o clique, ficará na tela apenas o túnel correspondente à sua escolha.
  • Para navegar pelo túnel, utilize dois movimentos:
    • 1) clicar com o botão esquerdo do mouse em qualquer área livre da tela e arrastar para os lados.
    • 2) mover o botão de rolagem do mouse para afastar ou aproximar as figuras.
  • Para acessar um conteúdo, clique em alguma figura. Esta deve estar o mais perto possível da tela.
  • Ao dar este clique, aparecerá uma faixa na parte inferior na tela, contendo informações gerais. Para informações detalhadas, clicar em "Mais Informações"
  • Além disso, aparecerão outras figuras no ambiente, que são verbetes relacionados à figura selecionada.
  • Você pode continuar a navegação clicando nessas novas figuras que o sistema apontou para você na primeira busca, ou começar novamente o procedimento.

2. Navegar pelos verbetes

  • Na tela "Mais Informações", é possível clicar em conjuntos de verbetes relacionados. Para isso, siga as setas.
  • Ao clicar em uma figura do grupo de Instituições, Personalidades, Eventos ou Acervo, a tela será modificada para mostrar o conteúdo da figura que recebeu o clique.
  • Para esconder a tela "Mais Informações", clique em Voltar.
  • Para fechar uma tela, clique no . Ao dar este clique, a figura desaparecerá e a tela inicial da interface 3D voltará a aparecer.

3. Pesquisar conteúdos

Para realizar uma pesquisa dentro do universo da interface 3D:

  • Clique em filtrar, abaixo do título Instituições, Personalidades ou Eventos, na parte superior da tela, para escolher entre as categorias disponíveis e navegar entre elas.
  • Ou, digite a informação procurada na caixa de pesquisa localizada à esquerda da tela.
  • É possível definir os tipos de itens onde a pesquisa será realizada e também decidir se a pesquisa abrangerá apenas os títulos ou todo o texto dos itens.

4. Acessar as funções do menu

Clique para abrir o formulário de pesquisa. Em seguida digite o texto e tecle "Enter".
Retorna a interface 3D à posição inicial.
Habilita ou desabilita a função de estereoscopia.
É requerido o uso de óculos anaglífo (azul e vermelho / verde e vermelho) para a estereoscopia.
Acessa a interface 2D.
Clique para retornar à interface 3D.

Sobre o Centro de Referência do Futebol Brasileiro

O Centro de Referência do Futebol Brasileiro – CRFB é a área responsável pela dinamização dos conteúdos do Museu do Futebol. Compõe-se por uma biblioteca e midiateca e por uma base de dados online para acesso ao acervo e demais conteúdos gerados pela pesquisa.

São objetivos do CRFB:

  • constituir uma rede de pessoas, instituições e coleções sobre futebol, propiciando o acesso a conteúdos e a troca de conhecimentos.
  • ampliar o acervo do Museu do Futebol por meio da realização de pesquisas e da aquisição de obras bibliográficas, de filme/vídeo e iconográficas;
  • oferecer serviços de digitalização de acervos e de consultorias para tratamento de coleções (higienização, guarda, documentação);
  • aprimorar procedimentos de documentação de acervos materiais e intangíveis sobre futebol.

A ideia de criar um centro de referência vem desde a abertura do Museu do Futebol. Em 2009, a equipe da Diretoria de Conteúdo, por meio do Núcleo de Documentação, Pesquisa e Exposições, elaborou o projeto de implantação do centro, apresentado no mesmo ano à FINEP – Agência Brasileira de Inovação, órgão do Ministério da Ciência e da Tecnologia. O convênio foi assinado em novembro de 2010 e,desde então, a equipe trabalha para abrir ao público este novo serviço.

O projeto contou com a parceria com a POIESIS - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, organização social de cultura responsável pela gestão financeira e administrativa e com a Universidade de São Paulo, por meio do Núcleo de Antropologia Urbana – NAU, que colaborou como co-executor técnico do projeto. Para a implantação, formou-se uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e consultores. Atuou também um comitê consultivo, composto por antropólogos, historiadores, jornalistas e museólogos.

Para consultar a ficha técnica completa do Projeto de Implantação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, acesse aqui.

Sobre a Biblioteca e Midiateca

A biblioteca – a primeira sobre futebol no país de acesso público – é composta por mais de 1.700 títulos, dentre livros, catálogos, periódicos, teses e artigos. Apresenta também um acervo de filmes e vídeos em DVDs. Todo o material é restrito à consulta no local, exceto pelo material digital disponível no site.

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h00 às 17h00. Nos dias com jogo no Estádio do Pacaembu, o horário de funcionamento seguirá o estabelecido para a abertura e/ou fechamento do Museu do Futebol.

Acesso: pode ser feito tanto através da exposição de longa duração do Museu (visitantes), quanto por entrada independente, sem cobrança de ingresso (pesquisadores), lembrando que, neste caso, o acesso é exclusivo à área da biblioteca e não dá direito à visitação à exposição. Para acessar exclusivamente a biblioteca, é necessário retirar um crachá na Bilheteria do Museu do Futebol.

Sugestões de livros e DVDs para aquisição ao acervo são bem-vindas, assim como demais comentários visando melhorias no atendimento e no local. Para colaborar, clique aqui.

Conheça as normas de utilização da Biblioteca/Midiateca

Sobre a Pesquisa

O Museu do Futebol se orgulha de ser um museu produtor de conteúdo. E mais: na era da internet, com a proliferação de fontes, nos orgulhamos de ser um centro de informação confiável. Para isso, a pesquisa é estruturante, seja para atividades educativas, para exposições temporárias ou para aprofundar o conhecimento sobre a exposição de longa duração.

É no CRFB que se concentram as ações de pesquisa voltadas à formação do acervo do Museu. Atualmente, trabalhamos com duas linhas: “Memória Viva”, dedicada a projetos de história oral e “Na Rede”, que se volta ao mapeamento dos locais de memória e de prática do futebol.

O Museu do Futebol, por meio dessas atividades, busca construir um mapa de referências sobre o universo do futebol, tanto em suas manifestações materiais (como as coleções de objetos, arquivos e demais documentos), quanto manifestações de natureza intangível (como as práticas, eventos, vocabulários e demais celebrações).

Nesse banco de dados, você terá acesso aos produtos das ações da pesquisa, quais sejam: documentos textuais, fotográficos e audiovisuais.

Nossos projetos de pesquisa contam com importantes parceiros: o Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil – CPDOC - da Fundação Getúlio Vargas; o Núcleo de Antropologia Urbana da USP e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e modalidades Lúdicas - LUDENS da USP.

Se você é pesquisador e tem interesse em participar do projeto, escreva para nós.

Sobre o Banco de Dados e esse site

O Banco de Dados do Museu do Futebol é uma plataforma inovadora, que integra acervos biblioteconômicos, arquivísticos e museológicos. Permite a consulta tanto ao acervo do Museu do Futebol quanto a referências de coleções e arquivos de terceiros, sejam eles públicos ou privados.

As informações disponíveis nessa plataforma consistem naquelas que foram previamente autorizadas à publicação. Para uma pesquisa mais aprofundada, procure a equipe de atendimento do CRFB no Museu do Futebol.

Informamos também que o Banco de Dados está sendo alimentado pela equipe do Museu e, por isso, está em constante atualização. Caso você não tenha encontrado a informação procurada, entre em contato conosco por meio deste site.

Sobre o Museu do Futebol

O Museu do Futebol, inaugurado em 29 de setembro de 2008, localiza-se no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. É uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo. É administrado pelo IDBrasil - Educação, cultura e esporte, organização social de cultura.

Sua realização se deu com recursos do próprio Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Esportes e da São Paulo Turismo – a partir do projeto concebido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com Vivo, AmBev, Cielo Santander e Rede Globo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Mais informações no site: www.museudofutebol.org.br

Contato

Este é o canal de comunicação entre você e o Centro de Referência do Futebol Brasileiro – CRFB. Sua contribuição é de grande valor para o aprimoramento do conteúdo e do atendimento do CRFB, bem como para a preservação da memória do futebol.

Esclarecemos que as informações disponíveis neste site passam por alguns critérios antes de sua publicação, tais como:

  • checagem dos dados pela equipe do Museu do Futebol;
  • verificação de direitos autorais e de imagem;
  • autorização da publicação pelo autor e/ou pessoa retratada.

Assim sendo, é possível que algum conteúdo não esteja disponível na interface devido a uma dessas questões acima mencionadas.

Além disso, esclarecemos também que o trabalho de catalogação, realizado pela equipe do Museu do Futebol, encontra-se em andamento. Por isso, se você não encontrar alguma informação desejada, entre em contato conosco através deste canal.

Por fim, caso você encontre algum dado incorreto, não deixe de nos comunicar.

Conhece mais sobre determinado conteúdo?

Viu algo no site sobre o qual tem mais informações a respeito? Colabore conosco enviando essas informações, ajudando-nos a aprimorar nossa pesquisa e o conteúdo disponibilizado neste site.

 

Sugestões

A sua sugestão é muito importante para nós! Através dela, poderemos empreender esforços para melhorar a qualidade da informação e do atendimento do CRFB.

 

Dúvidas

Tem alguma dúvida sobre algum conteúdo do site? Não entendeu seu formato? Gostaria de saber mais sobre o CRFB? Mande uma mensagem para nós!

 

Perfil do usuário

O Museu do Futebol, através do Centro de Referência do Futebol Brasileiro – CRFB, busca oferecer o melhor atendimento para seus visitantes e pessoas que acessam seus conteúdos pela internet. Para tanto, esta breve pesquisa é um instrumento privilegiado para conhecer este público.

Convidamos você, portanto, a colaborar com o aprimoramento de nossos trabalhos!

Atenção: para um preenchimento mais eficiente e qualificado, solicitamos que sejam preenchidas todas as informações solicitadas no formulário abaixo.





 

MAIS INFORMAÇÕES
VOLTAR